O governo confirmou que a segunda-feira, 1º de setembro de 2025, será feriado federal nos Estados Unidos, em celebração ao Labor Day, o Dia do Trabalhador norte-americano. A data, tradicionalmente comemorada na primeira segunda-feira de setembro, é considerada o “fim não oficial do verão” e homenageia as contribuições dos trabalhadores para a prosperidade do país.
Neste ano, a data garante aos americanos um fim de semana prolongado de três dias, com fechamento de órgãos federais, estaduais e municipais. Entre os serviços que não irão funcionar estão o correio (USPS), bancos, mercados financeiros e transportadoras como UPS e FedEx, que interrompem operações, exceto em entregas críticas.
O que abre e o que fecha no feriado americano
Enquanto repartições públicas estarão fechadas, a maioria dos supermercados, como Walmart e Target, funcionará normalmente. Alguns, como o Costco, não abrirão as portas. Já as bolsas de valores de Nova York e Nasdaq, assim como o mercado de títulos, também ficarão inoperantes.
O feriado é um dos 11 reconhecidos oficialmente pelo governo federal dos EUA, garantindo folga remunerada para grande parte dos trabalhadores. A tradição surgiu no fim do século XIX, quando sindicatos e grupos de trabalhadores pressionaram por um dia para celebrar as conquistas laborais.
Feriados no Brasil no mesmo período
No Brasil, embora o Labor Day não seja comemorado, algumas cidades e estados terão datas de folga próximas. Na sexta-feira (15), municípios como Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), além dos estados do Pará e Tocantins, já antecipam descanso por motivos religiosos e históricos.
Ao longo de 2025, ainda restam nove feriados nacionais no calendário, incluindo 7 de setembro (Independência do Brasil), 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida) e 25 de dezembro (Natal).
O próximo feriado nacional no Brasil, após as comemorações municipais e estaduais de agosto, será justamente a Independência do Brasil, no domingo, 7 de setembro.