Boa notícia para os moradores de São Paulo que sempre estão acordados e “circulando” nas madrugadas da capital paulista. A partir deste sábado (6), quatro linhas do metrô de São Paulo vão começar a operar 24 horas na passagem do sábado para o domingo. As linhas inclusas nessa novidade são a linha 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata.
No caso da linha 15-Prata, nesse primeiro fim de semana o atendimento de madrugada não será feito pelo metrô, mas com ônibus gratuito do sistema Paese, já que estão testando o trem da nova frota.
Todas as linhas operam normalmente, exceto a linha 2-Verde. Entre as estações Vila Madalena e Clínicas e ente Sacomã e Vila Prudente da linha, os trens operam em via única. Também vale destacar que, nessas operações de madrugada, os passageiros não vão poder fazer a baldeação para demais linhas de metrô e trem.
Segundo a Agência Brasil, essa medida será adotada em regime experimental (pelo menos no começo) em todos os fins de semana até fevereiro do ano que vem. O objetivo desse regime experimentar seria avaliar a viabilidade da operação para atender uma demanda já antiga de passageiros e turistas que gostam de aproveitar a vida noturna dos fins de semana.
Bilheteria do metrô vai funcionar de madrugada?
Resposta rápida: não. Nesse período experimental, as bilheterias não estarão abertas e os passageiros que não tiverem o Bilhete Único ou o TOP, podem comprar os seus em máquinas de autoatendimento, Carteira Google ou Whatsapp. “Nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha, a entrada pode ser feita por meio de pagamento por aproximação, com cartões físicos de crédito e débito. Ao longo de dezembro essa opção será válida também nas linhas 2-Verde e 15-Prata”, explica a Agência Brasil.




