Depois de muitas reclamações de segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o governo decidiu implementar um apoio presencial para quiser solicitar reembolso de descontos indevidos. Os atendimentos presenciais começaram na última sexta-feira (30), em mais de cinco mil agências dos Correios espalhadas pelo Brasil.
“A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Previdência Social e os Correios, com o objetivo de oferecer suporte a quem enfrenta dificuldades com os canais digitais”, explica matéria do g1.
Para ser atendido, basta levar um documento oficial com foto. No atendimento, o segurado vai poder checar se teve algum desconto não autorizado em sua conta e, se for o caso, solicitar a devolução do valor. Se o beneficiário não puder ir à agência em pessoa, pode enviar um representante legal, que precisa ter uma procuração autenticada.
Aposentados reclamam do Meu INSS
O principal canal divulgado pelo governo para checar descontos e solicitar reembolso é a plataforma do Meu INSS, disponível em site e aplicativo. Porém, muitos aposentados idosos reclamaram desse canal, com muitos deles tendo dificuldade para acessar o aplicativo e precisando da ajuda de familiares e amigos.
“É terrível pra gente, sabe? Logo a gente não vai ter mais identidade própria com tudo eletrônico”, reclamou Maria Aparecida Barbosa, professora aposentada de 83 anos, ao Economia UOL. Na mesma matéria, o orçamentista aposentado Paulo Scarpello, de 79, contou que nunca tinha precisado usar o app. “Agora é que surgiu essa história.”
Além do aplicativo e do atendimento presencial nos Correios, você pode consultar se teve desconto através da Central de Teleatendimento 135, que funciona de segunda à sábado, das 7h às 22h.