O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta sexta-feira (28) um alerta de frio intenso, chuvas volumosas e ventos costeiros perigosos que devem atingir sete estados brasileiros nos próximos dias. A onda de frio deve ser sentida com mais força entre domingo (30) e quarta-feira (3), com quedas bruscas de temperatura e riscos à saúde pública.
O alerta classificado como de “Perigo Potencial” prevê queda de temperatura entre 3ºC e 5ºC, afetando diretamente São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia. A queda acentuada pode provocar problemas respiratórios e agravar quadros de saúde de idosos e pessoas vulneráveis, segundo o Inmet.
O Inmet também emitiu um alerta laranja para ventos costeiros que afetam o litoral de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com ventos fortes e contínuos, há risco de movimentação de dunas de areia, o que pode atingir casas e estabelecimentos localizados próximos à orla.
Chuvas intensas e novos alagamentos
Além do frio, os estados do Sul do Brasil devem continuar enfrentando fortes chuvas, com acumulados acima de 100 mm em curto espaço de tempo. O alerta é mais grave para áreas do litoral gaúcho e catarinense, onde há risco de alagamentos, deslizamentos e inundações.
No Rio Grande do Sul, a situação já é crítica. Neste domingo (30), rios como o Taquari, o Caí e o Paranhana ultrapassaram a cota de inundação, obrigando mais de 1.300 pessoas a deixarem suas casas. Ao todo, cinco mortes foram confirmadas desde o início das chuvas em junho, e uma pessoa segue desaparecida.
A previsão indica que as chuvas devem enfraquecer no RS na semana que vem, mas novas instabilidades podem se formar entre terça (01/07) e quarta-feira (02/07). As autoridades recomendam que a população acompanhe atualizações diárias dos boletins meteorológicos, especialmente por meio do site, app e redes sociais do Inmet.