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Governo emite comunicado importante para quem teve carro apreendido

Por Pedro Silvini
21/07/2025
Em Geral
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Leilão Carro

(Reprodução/Adobe Stock)

O Governo de São Paulo iniciou nesta segunda-feira (21) uma série de audiências públicas para discutir o novo modelo de concessão dos serviços de remoção, guarda e restituição de veículos apreendidos por infrações de trânsito em todo o estado.

A primeira reunião acontece em Campinas e marcou o início de uma agenda que se estende até 29 de julho, passando por sete cidades. O projeto, coordenado pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), está em consulta pública até 8 de agosto e pretende padronizar e modernizar o atendimento aos motoristas que tiveram veículos recolhidos.

Até 8 de agosto, qualquer pessoa pode contribuir com o projeto por meio da consulta pública online.
Os documentos e informações completas estão disponíveis no site oficial da SPI: www.parceriaseminvestimentos.sp.gov.br.

Os encontros vão apresentar os estudos do projeto e coletar sugestões da população, autoridades e empresas.
Além de presenciais, todas as audiências terão transmissão ao vivo no YouTube do Governo de SP (www.youtube.com/governosp).

Próximas datas e cidades:

  • São José do Rio Preto – 22 de julho
  • Ribeirão Preto – 23 de julho
  • Bauru – 24 de julho
  • Sorocaba – 25 de julho
  • São José dos Campos – 28 de julho
  • São Paulo – 29 de julho

Por que isso importa para quem teve carro apreendido?

Hoje, o serviço de remoção e custódia é fragmentado e desigual.

  • O DER/SP opera com 42 pátios próprios,
  • O Detran/SP utiliza 43 convênios municipais e 168 contratos privados.

Isso resulta em diferenças nos procedimentos, valores cobrados e condições dos pátios, o que complica a recuperação dos veículos e gera reclamações de motoristas.

Com a nova concessão, a operação será unificada em sete lotes, cobrindo os 645 municípios paulistas, e trará:

  • Valores e regras padronizadas;
  • Transparência na custódia e leilão de veículos;
  • Atendimento digital e rastreamento da frota;
  • Fiscalização rigorosa pela Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos);
  • Incentivos para práticas ambientais e de governança (ESG).
Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

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