A Prefeitura de São Paulo está planejando uma obra milionária, que deve custar cerca de R$ 450 milhões aos cofres públicos: a ponte Graúna-Gaivotas, uma travessia de 700 metros sobre o braço do Cocaia, na Zona Sul da capital paulista, que promete melhorar muito a vida da população, distribuindo melhor o tráfego de veículos, reduzindo travessias irregulares e encurtando o tempo de viagens entre bairros separados pela represa Billings.
Ponte Graúna-Gaivotas promete melhorar a vida de um milhão de moradores de São Paulo
De acordo com a própria prefeitura, a ponte sobre a represa Billings “facilitará o deslocamento da população dos bairros Jardim das Gaivotas, Chácara das Gaivotas, Parque Cocaia, Jardim Toca e Cantinho do Céu em direção ao Centro da capital”.
O empreendimento ainda inclui a implementação de uma ciclovia e promete otimizar o fluxo do transporte coletivo dos bairros do Grajaú, Parelheiros e Marsilac. Além disso, a ponte vai incluir conexão com corredores e faixas exclusivas das avenidas Teotônio Vilela, Atlântica, Olívia Guedes Penteado, Interlagos, Nossa Senhora de Sabará e Dona Belmira Marin. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de um milhão de pessoas se beneficiariam das mudanças com as obras.
Mas calma, moradores de São Paulo. Esse projeto ainda tem data para começar as obras e segue na etapa de estudos e contratos técnicos, até mesmo por causa da complexidade do empreendimento. De acordo com uma matéria da Gazeta de São Paulo da última segunda (15), “parte das frentes iniciais já foi acionada para preparar o conjunto viário que dará suporte à travessia”, repercutiu o Click Petroleo Gas.