Depois da Polícia Federal desmantelar um dos maiores esquemas de fraude da história do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social -, o governo tem que começar o processo de ressarcir as vítimas da fraude. As estimativas da PF são de que quase R$ 6 bilhões tenham sido desviados do bolso dos brasileiros entre 2019 e 2024.
Na terça-feira (13), o INSS notificou mais de nove milhões de pessoas que tiveram descontos em suas aposentadorias ou benefícios. A partir desta quarta (14), essas pessoas devem informar ao INSS se os descontos foram ou não autorizados e já podem solicitar o reembolso. Essa solicitação pode ser feita através do aplicativo ou do site Meu INSS – que até sofreu instabilidade ontem (13) com a quantidade de acessos – ou pela Central de Atendimento 135.
Como solicitar o reembolso através do Meu INSS?
Dentro do site ou aplicativo, você vai procurar a seção “Consultar desconto de entidades associativas”. Consulte os descontos feitos na sua folha de pagamento e marque os que foram ou não autorizados. Depois disso, as entidades que fizeram os supostos descontos indevidos vão ter um período de 15 dias para analisarem os descontos contestados.
Valores descontados entre o fim de abril e o início de maio – mais ou menos o período em que o esquema de fraude foi descoberto -, já serão devolvidos diretamente na folha de pagamento de maio. De acordo com o Zero Hora, serão R$ 292,7 milhões ressarcidos até o dia 6 de junho, quando terminam os pagamentos de maio do INSS.
“De acordo com o órgão federal, o plano de restituição irá seguir o calendário de pagamentos referente ao ano de 2025, utilizando o Número do Benefício (NB) para organizar os repasses de maneira estruturada”, afirma o Zero Hora. A devolução será feita na mesma conta em que os segurados recebem o benefício.