Através do Benefício de Prestação Continuada (BPC), o governo federal disponibiliza para a população um auxílio social que pode ajudar milhares de pessoas. Esse benefício é destinado para pessoas idosas e com deficiência que vivem em situação de vulnerabilidade econômica e não conseguem ter uma renda fixa. Previsto pela legislação, garante um salário mínimo, que está no valor de R$ 1.518, conforme o valor atualizado em 2025.
O BPC também pode ser conhecido como LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social), um benefício assistencial da Previdência Social no Brasil. Apesar de ser pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), vale ressaltar que esse auxílio não é considerado uma aposentadoria, ou seja, não exige contribuições prévias ao INSS e não dá direito a 13º salário ou pensão por morte.
Saiba mais informações sobre o Benefício de Prestação Continuada
Destinado para idosos com 65 anos ou mais e para pessoas com deficiência de qualquer idade (crianças, adolescentes, adultos), nessa categoria é necessário cumprir alguns critérios para ser aceito no BPC. A deficiência deve causar impedimentos de longo prazo (mínimo de 2 anos) de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que possam obstruir a participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
Vale ressaltar que a renda familiar precisa de igual ou menor que 1/4 do salário mínimo vigente e, em casos excepcionais, o benefício pode ser concedido a famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa, dependendo da avaliação social. Por isso, é importante ter os dados atualizados no CadÚnico para saber se está dentro dos critérios para receber o benefício social.




