Apesar do Auxílio Emergencial ter sido suspenso, após o controle da Covid-19 no Brasil, o governo federal optou por retornar com o benefício no valor de R$ 400,00. Esse pagamento será destinado para cidadãos em situação de vulnerabilidade, durante os meses de maio e dezembro, servindo como um novo auxílio financeiro para essas pessoas. Assim como outros benefícios, a distribuição dos valores será feita pelo aplicativo Caixa Tem, proporcionando maior comodidade para quem precisa receber, sem precisar se locomover até uma agência da Caixa.
De acordo com o governo, será necessário se enquadrar nos critérios exigidos para ter acesso ao auxílio, como ter os dados atualizados no Cadastro Único, que são contemplado com outros serviços sociais, mas também estão elegíveis trabalhadores com benefícios complementares, pessoas com saldo disponível no FGTS ou com direito ao abono salarial PIS/Pasep. Vale ressaltar que também estão liberados quem estiver recebendo seguro-desemprego ou tenha acesso aos auxílios estaduais e municipais.
Saiba mais detalhes sobre o Auxílio Emergencial de 2025
O benefício será pago de forma automática, conforme o sistema entende quem precisa do auxílio emergencial. Por isso, se atenta às datas de pagamento para saber se o saldo está disponível pelo Caixa Tem. Também é possível verificar as informações no Portal Cidadão Caixa, pelo telefone 121 (Disque Social do MDS) ou 111 (Caixa Econômica Federal) ou nos postos de atendimento socioassistencial, como o CRAS.
Lembrando que, é fundamental manter o CadÚnico atualizado para que o sistema saiba como está sua situação financeira, permitindo que tenha acesso ao novo benefício de 2025.