Depois que você consegue tirar a sua tão sonhada Carteira Nacional de Habilitação (CNH), de tempos em tempos você precisa renovar o documento. Mas, dependendo das suas condições de saúde, você pode ser barrado de renovar a sua CNH e ter o direito de dirigir suspenso.
Na hora de renovar a sua carteira, você pode se encaixar em uma dessas quatro categorias:
- Apto;
- Apto com restrições: em que o condutor precisa adaptar o veículo ou usar óculos ou lentes para dirigir;
- Inapto temporário: condição de saúde que atrapalha o condutor pode ser solucionado com cirurgia ou tratamento;
- Inapto.
Você se encaixa nas duas últimas categorias quando tem algum problema de saúde que pode te impedir de dirigir apropriadamente, elevando o risco de acidentes e colocando a sua vida e de outros condutores e pedestres em risco.
Condições de saúde que podem te impedir de renovar a CNH
Um exemplo óbvio de condições que podem te impedir te renovar a carteira são problemas de visão que não podem ser solucionados com óculos/lentes ou cirurgia. Doenças como glaucoma, catarata e perda de visão são exemplos. Em caso de problemas de audição, as proibições são bem mais leves. Normalmente, só é proibido uma pessoa surda dirigir veículos nas categorias C, D e E.
Em caso de doenças neurológicas, condições como Alzheimer, Parkinson e epilepsia podem impedir que o condutor renove sua CNH, dependendo do estado de avanço da doença. Falando de um transtorno mental, pessoas com esquizofrenia podem conseguir renovar ou emitir a CNH, mas precisam comprovar o acompanhamento psiquiátrico e ter um laudo com aprovação médica.