Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Início Geral

Governo Lula volta atrás sobre punir os Estados Unidos

Por Carolina Carvalho
03/09/2025
Em Geral
0
trump lula

Foto: Isac Nóbrega/PR e Ricardo Stuckert/PR

Desde que Donald Trump anunciou as taxas de 50% sobre produtos brasileiros, o governo Lula vem reafirmando a possibilidade de rebater o tarifaço norte-americano a partir da Lei de Reciprocidade Econômica. Pois bem. As taxas de 50% já estão em vigor – apesar de uma lista de mais de 50 produtos isentos -, mas até agora o governo não anunciou essa resposta.

Nesta segunda-feira (1º), o vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, explicou que eles ainda não descartaram a possibilidade de responder com a lei da reciprocidade, mas que preferem tentar negociar para resolver essa disputa comercial. De acordo com o Correio do Povo, Alckmin afirmou que “a lei da reciprocidade, uma belíssima lei, será aplicada no seu devido tempo, mas o que nós queremos é resolver através da negociação.”

Nesta terça (2), o presidente Lula fez declarações no mesmo tom, afirmando que o presidente estadunidense vai ter que reconhecer a necessidade de negociar essas tarifas, não apenas as impostas sobre o Brasil, mas também sobre outros países, como Índia e China. “Não tenho nenhum interesse em brigar com os EUA, tenho interesse de que essa amizade de 200 anos possa conviver democraticamente mais 200 anos”, declarou o presidente, segundo o g1.

A Lei da Reciprocidade Econômica é um mecanismo jurídico que permite que o governo brasileiro responda com tarifas, restrições e suspensões medidas de outros países que prejudiquem sua economia. “A ideia por trás da lei é simples: se um país toma uma atitude que prejudica o Brasil, o governo brasileiro passa a ter instrumentos legais para reagir de forma proporcional”, explica o site Politize!.

Governo Lula procura ajuda de órgãos internacionais contra taxas dos Estados Unidos

Uma das medidas do governo brasileiro foi acionar a Organização Mundial do Comércio (OMC) contra as tarifas de 50% impostas pelo governo Trump. De acordo com o Carta Capital, o argumento do governo brasileiro é que as sobretaxas “violam normas fundamentais do comércio global”.

CHATGPT

ChatGPT anuncia mudanças após ser acusado de homicídio culposo

A OpenAI, empresa dona do ChatGPT, anunciou novas medidas para melhorar a segurança do chatbot, que foi acusado de homicídio …
Leia mais
X

ChatGPT anuncia mudanças após ser acusado de homicídio culposo

Leia mais
Carolina Carvalho

Carolina Carvalho

Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Próximo post
chocolate

Ninguém dá nada por essa barrinha de café, mas ela venceu o Oscar do Chocolate em 2025

Confira!

pizza

O segredo que ninguém conta sobre como preparar uma pizza italiana

05/09/2025
brasileiros

Países que brasileiros não são bem-vindos, mesmo com a documentação em dia

05/09/2025
Foto: Arquivo/Banco Central

Botijão de gás gratuito: como solicitar e quantidade máxima permitida

05/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix