Um dos maiores desafios envolvendo o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é o tamanho da fila de pedidos de benefícios. Em março, essa fila tinha ultrapassado o número impressionante de 2,7 milhões de pedidos. Lembrando que o INSS não é responsável apenas por pagar a aposentadoria, mas também outros benefícios sociais. Pensando nisso, o governo vem tomando medidas para tentar diminuir essa fila.
Um dos exemplos é uma mudança nas regras envolvendo um dos benefícios pago pelo INSS: o Auxílio por Incapacidade Temporária, mais conhecido como Auxílio Doença. A partir de setembro, o sistema Atestmed passa a seguir novas regras.
Atualmente, esse sistema apenas verifica se o atestado apresentado está completo e assinado. Com as novas regras, um perito vai analisar o conteúdo desse atestado para fazer um julgamento técnico do caso, o que promete trazer mais autonomia ao processo de solicitar esse auxílio.
De acordo com o Ministério da Previdência Social, essa reformulação dispensa a necessidade de perícia médica em muitos casos, agilizando o processo de concessão do Auxílio Doença. Inclusive, segundo o TV Foco, atualmente, 35% dos pedidos presenciais já passam para o Atestmed, aumentando a sobrecarga do sistema.
Fila do INSS diminuiu desde março
As medidas do governo já estão rendendo frutos. Depois de chegar a 2,7 milhões de pedidos em março deste ano, a fila caiu para 2,4 milhões, uma redução de 9,8%, quase 10%. “Isso só foi possível graças aos mutirões, ao empenho dos servidores com trabalho extra, ao esforço concentrado em diversas frentes”, declarou o presidente do INSS, Gilberto Waller.
Segundo o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, a meta é que o cidadão espere menos de 45 dias para poder receber a resposta do INSS.