Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Governo monta megaoperação para acabar com a fila do INSS

Por Carolina Carvalho
03/08/2025
Em Geral
0
inss

© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Um dos maiores desafios envolvendo o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é o tamanho da fila de pedidos de benefícios. Em março, essa fila tinha ultrapassado o número impressionante de 2,7 milhões de pedidos. Lembrando que o INSS não é responsável apenas por pagar a aposentadoria, mas também outros benefícios sociais. Pensando nisso, o governo vem tomando medidas para tentar diminuir essa fila.

Um dos exemplos é uma mudança nas regras envolvendo um dos benefícios pago pelo INSS: o Auxílio por Incapacidade Temporária, mais conhecido como Auxílio Doença. A partir de setembro, o sistema Atestmed passa a seguir novas regras.

Atualmente, esse sistema apenas verifica se o atestado apresentado está completo e assinado. Com as novas regras, um perito vai analisar o conteúdo desse atestado para fazer um julgamento técnico do caso, o que promete trazer mais autonomia ao processo de solicitar esse auxílio.

De acordo com o Ministério da Previdência Social, essa reformulação dispensa a necessidade de perícia médica em muitos casos, agilizando o processo de concessão do Auxílio Doença. Inclusive, segundo o TV Foco, atualmente, 35% dos pedidos presenciais já passam para o Atestmed, aumentando a sobrecarga do sistema.

Fila do INSS diminuiu desde março

As medidas do governo já estão rendendo frutos. Depois de chegar a 2,7 milhões de pedidos em março deste ano, a fila caiu para 2,4 milhões, uma redução de 9,8%, quase 10%. “Isso só foi possível graças aos mutirões, ao empenho dos servidores com trabalho extra, ao esforço concentrado em diversas frentes”, declarou o presidente do INSS, Gilberto Waller.

Segundo o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, a meta é que o cidadão espere menos de 45 dias para poder receber a resposta do INSS.

SAÚDE

Por que é proibido anestesia para fazer tatuagem?

Nesta segunda (28), o Conselho Federal de Medicina publicou resolução proibindo o uso de anestesia para realização de tatuagens.
Leia mais
X

Por que é proibido anestesia para fazer tatuagem?

Leia mais
Carolina Carvalho

Carolina Carvalho

Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Próximo post
daniel craig cillian murphy

Novo filme vai reunir James Bond, de 007, e Thomas Shelby, de Peaky Blinders

Confira!

coca-cola

Refrigerante queridinho por brasileiros foi comprado pela Coca-Cola

20/09/2025
pão

Truque para deixar o pão quentinho por muito mais tempo

20/09/2025
cores cabelo

7 cores de cabelo que prometem ser tendência na nova estação

20/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix