Desde que a Polícia Federal desmantelou um esquema bilionário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o que o brasileiro mais quer saber é como e quando ele vai receber seu dinheiro que foi desviado de volta. Recentemente, o ministro da Previdência, Wolney Queiroz, falou sobre a possibilidade de utilizar recursos do Tesouro Nacional para ressarcir as vítimas do esquema.
Em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, Queiroz explicou que o governo só vai apelar para recursos do Tesouro “em última instância”. “O interesse nosso é ir às últimas consequências em busca daquelas pessoas que fraudaram, que têm hoje iates, que têm Ferraris, que têm Lamborghinis, que têm patrimônio fora do Brasil, que têm dinheiro em paraísos fiscais, ir atrás desses recursos”, afirmou o ministro.
“Nós vamos até o máximo possível para não colocar dinheiro público, dinheiro dos impostos, dinheiro das pessoas, do Tesouro Nacional nessa conta. Agora, em última instância, eu acredito que o presidente não vai deixar que nenhum aposentado fique no prejuízo”, completou Queiroz.
Em resumo, de acordo com Queiroz, a ideia é ir atrás das entidades associativas que desviaram o dinheiro e devolver esse valor aos beneficiários do INSS.
Governo já começou a ressarcir aposentados do INSS
Nesta segunda (26), começaram os pagamentos da aposentadoria de maio e, junto com eles, o governo começou a devolver parte do dinheiro desviado no esquema. Mas vale avisar que, ao menos por enquanto, apenas estão sendo devolvidos valores desviados em abril, quando o esquema foi revelado pela Polícia Federal.
Segundo a Agência Brasil, até o momento, mais de dois milhões de aposentados solicitaram a devolução de valores desviados.