Nesta terça-feira (30), o governo liberou o quinto e o último lote da restituição do Imposto de Renda 2025. Serão mais de 387 mil contribuintes recebendo os valores de restituição, que chegam ao valor de R$ 1,035 bilhão. Confira quem entrou nesse último lote, de acordo com a Istoé Dinheiro:
- 15.604 idosos acima de 80 anos;
- 66.637 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 6.968 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 16.926 pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 234.920 que utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou optado por receber via Pix;
- 46.222 contribuintes não prioritários.
“Esse lote contempla restituições de declarações 2025 transmitidas fora do prazo e com pendências solucionadas pelos contribuintes, além de restituições residuais de exercícios anteriores”, divulgou a Receita Federal.
Essa restituição é paga diretamente na conta bancária que você informou na sua declaração. Se houver algum erro nos dados, o dinheiro obviamente não vai cair, mas aí ele continua disponível para resgate por um ano no Banco do Brasil. Se for o caso, você precisa usar os canais de comunicação do próprio banco para tentar reagendar o crédito dos valores.
Passou o ano e o dinheiro ficou lá? Calma: você ainda pode solicitar essa restituição lá no Portal e-CAC, em “Declarações e Demonstrativos” e depois em “Meu Imposto de Renda”.
Como saber se eu posso receber a restituição do IR 2025?
No portal “Meu Imposto de Renda”, você clica na seção “Consultar a Restituição”. Também tem como verificar quaisquer pendências lá no extrato do e-CAC. Lembrando que quem caiu na temida “malha fina” não tem direito à restituição. Para consultar se você caiu na malha, tem esses dois caminhos:
- Acesse o e-CAC > clique em “Meu Imposto de Renda” > “Declarações entregues” > “Situação da declaração”;
- Acesse o Portal Meu Imposto de Renda > informe CPF, data de nascimento e caracteres de segurança.