No dia 30 de maio, o governo começa a efetuar os pagamentos da restituição do Imposto de Renda. Essa data também é o prazo final para enviar a sua declaração do Imposto de Renda de 2025. Como explica o site Uol, os valores serão liberados em cinco lotes até o final de setembro, confira as datas:
- 30 de maio
- 30 de junho
- 31 de julho
- 20 de agosto
- 30 de setembro
Não é possível saber em qual lote cada contribuinte recebe sua restituição, mas o valor estimado que você vai receber já é informado no momento em que você envia a sua declaração para a Receita Federal.
Para consultar sobre a sua restituição, você acessa a página da Receita, clica em “Meu Imposto de Renda” > “Consultar a Restituição”. O status “em fila” significa que sua restituição foi confirmada e que o valor será liberado em um dos cinco lotes.
A restituição é creditada em conta (corrente, poupança ou pagamento) do titular da declaração ou através de PIX, nos casos em que a chave for o CPF do titular da declaração.
Quem tem prioridade na restituição do Imposto de Renda?
Segundo o gov.br, a ordem de prioridade é a seguinte:
- Pessoa idosa com idade igual ou superior a 80 anos;
- Pessoa idosa com idade igual ou superior a 60 anos, pessoa com deficiência e pessoa com doença grave;
- Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- Contribuintes que, conjuntamente, utilizaram a declaração pré-preenchida e optaram por receber a restituição por PIX;
- Contribuintes que, exclusivamente, utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição por PIX;
- Demais contribuintes.
Em casos de empate nos critérios, tem prioridade quem entregou a declaração primeira.