Apesar de não ser originário do Brasil, a tilápia se tornou um peixe extremamente popular em todo o Brasil. Mesmo fazendo parte da lista de espécies exóticas e invasoras, o Ministério do Meio Ambiente já afirmou que não pretende propor a erradicação da espécie no país e que a importação desse peixe para cá continua liberada. Mas tem um estado brasileiro que tomou uma decisão diferente.
Importação desse peixe foi proibida em Santa Catarina
Em Santa Catarina, a compra e distribuição de tilápia originária do Vietnã está proibida em todo o estado. A proibição foi confirmada pelo secretário de Aquicultura e Pesca de Santa Catarina, Tiago Frigo em entrevista à NDTV RECORD. “A gente anunciou uma portaria da nossa secretaria que proíbe a importação e comercialização da tilápia oriunda do Vietnã (e da Ásia), que já tem documentado o tilapia lake virus, que é um vírus que pode dizimar a produção do pescado onde ela ocorre”, explicou o secretário, completando que eles querem barrar totalmente a entrada desse vírus no estado.
Vale destacar que, pelo menos até hoje, não existem registros de que esse vírus possa contaminar humanos, então ele não é um risco para a saúde pública, mas pode acabar exterminando grande parte da população desses peixes.
Mas podem se acalmar moradores do estado: a proibição das importações não quer dizer que os mercados catarinenses vão ficar sem tilápia. O estado produz cerca de 59 mil toneladas de tilápia por ano, de acordo com dados da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), então você vai continuar encontrando o peixe por aí – mas talvez ele fique com o preço mais salgado nos próximos meses…




