Nas últimas semanas, o assunto que dominou as manchetes foi o esquema de fraude bilionário do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social. Na próxima terça-feira (13), o INSS já começar a notificar cidadãos que sofreram com descontos em suas folhas de pagamento. Essas pessoas vão ter que informar se os descontos foram autorizados ou parte do esquema de fraude. Os beneficiários serão notificados por meio do aplicativo Meu INSS. Outro canal de informação por meio dos quais os segurados podem obter mais informações é a central de atendimento 135.
Sobre o ressarcimento dos valores, o INSS ainda não revelou a partir de qual data o dinheiro começa a ser devolvido. Mas já foi divulgado que o ressarcimento será para os descontos que foram feitos a partir de março de 2020. Só os valores descontados no mês de abril já serão devolvidos na folha de pagamento de maio.
E cuidado: o órgão já alertou vítimas do esquema para não caírem em um novo golpe. Criminosos estão entrando em contato com vítimas por meio de e-mail ou WhatsApp, prometendo agilizar a devolução do dinheiro através de links fraudulentos.
Como funcionava o esquema de fraude do INSS
Associações que prestam serviços para beneficiários do INSS cadastravam pessoas de forma irregular, muitas vezes utilizando assinaturas falsas. A partir daí, essas associações descontavam mensalmente valores pelos seus “serviços” – que os beneficiários nem sabiam que tinham contratado.
Segundo as estimativas da Polícia Federal (PF), o esquema descontou cerca de R$ 6,3 bilhões do bolso de aposentados e pensionistas do INSS entre 2019 e 2024.