Mais de 144 mil brasileiros podem começar o ano novo com um dinheirinho extra no bolso. O Governo Federal liberou cerca de R$ 449 milhões para pagamento de restituição do Imposto de Renda. Os pagamentos começaram no dia 30 de dezembro e são feitos diretamente na conta bancária que a pessoa informou na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave Pix.
Além dos grupos prioritários tradicionais, como os idosos, esse pagamento prioriza sete mil contribuintes que foram afetados pelo estado de calamidade do Rio Grande do Sul. Parte do estado foi devastado por fortes chuvas e enchentes no ano passado.
Como saber se eu tenho direito a restituição do Imposto de Renda?
Você pode checar pelo site oficial da Receita Federal (dentro do gov.br). Dentro do site, você encontra a seção “Imposto de Renda”.

Dentro da seção, na lista de serviços você encontra “Consultar minha restituição”.

Depois, basta preencher com os seus dados: CPF, data de nascimento e ano que você quer consultar. Se você for um dos contemplados pelo novo pagamento, vai encontrar as informações no site.
Quem tem direito a restituição do Imposto de Renda?
Mensalmente, o contribuinte já paga imposto de renda por meio de valores retidos diretos na fonte, explica o Blog do Sicredi, valores calculados de acordo com a alíquota estabelecida para a faixa de renda mensal do contribuinte.
“Por isso, quando a declaração de imposto de renda é entregue à Receita Federal, o órgão pode avaliar se esse valor pago durante o ano-calendário foi maior ou menor do que o tributo devido. Caso o valor tenha sido maior, a Receita Federal devolve o que excedeu, por meio da restituição”, explica o Blog do Sicredi.
De qualquer forma, o jeito mais fácil de descobrir se você tem direito ou não à restituição é consultando o site oficial da Receita.