Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Governo vai liberar novo benefício para trabalhadores com empréstimo vigente

Por Pedro Silvini
19/08/2025
Em Geral
0
CLT

CLT (Reprodução/CUT)

A partir desta quinta-feira (21), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) inicia a transferência de cerca de 4 milhões de contratos antigos de crédito consignado para a plataforma Crédito do Trabalhador, sistema digital que promete ampliar a concorrência entre bancos e reduzir os juros cobrados. A mudança será feita de forma gradual até novembro, quando o modelo antigo será extinto.

Antes, o trabalhador com carteira assinada só podia contratar o consignado em bancos conveniados com sua empresa, que compartilhava dados funcionais com a instituição financeira. Agora, com a integração ao sistema eSocial, mais de 70 bancos e financeiras podem oferecer propostas diretamente ao trabalhador.

Segundo a Febraban, o volume de crédito consignado privado pode ultrapassar R$ 120 bilhões em 2025, impulsionado pela maior liberdade de escolha.

Juros menores e portabilidade

A nova modalidade de consignado para CLT tem juros médios de 3,56% ao mês, inferiores às taxas de empréstimo pessoal, que chegam a 8,1%. O trabalhador pode comprometer até 35% do salário bruto com o pagamento das parcelas, descontadas diretamente na folha.

Desde junho, já é possível portar contratos antigos para outra instituição com juros menores. Com a migração anunciada hoje, a portabilidade poderá ser feita também pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, ampliando o acesso.

Quem será beneficiado

De acordo com o MTE, 60% dos contratos já firmados pelo Crédito do Trabalhador atendem a empregados que ganham até quatro salários mínimos, público que antes tinha menos acesso a crédito com condições vantajosas.

Em caso de demissão, até 10% do saldo do FGTS e 100% da multa rescisória poderão ser usados como garantia. Se o valor não for suficiente, o pagamento será interrompido e retomado quando o trabalhador for recontratado em outro emprego formal.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
Dinheiro

Dono de R$ 12 bilhões vai fazer investimento histórico no Brasil

Confira!

governo auxílio gas

Entre os dias 20/10 e 31/10, brasileiros vão receber auxílio extra do Governo

17/09/2025
Foto: Divulgação/Apple

Veja os países onde o iPhone 17 chegará mais caro; Brasil está no ranking

17/09/2025
Imagem ilustrativa: freepik

Substituto do Supermercado Assaí chega ao Brasil e promete desbancar os preços

17/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix