Boa notícia para quem tem algum saldo no FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Anualmente, é pago o lucro do FGTS, valor proporcional ao montante que o trabalhador tinha de saldo até o final do ano anterior. Ou seja: se você tinha algum dinheiro no FGTS no dia 31 de dezembro de 2024, você vai receber o lucro do FGTS!
Normalmente, os pagamentos são feitos entre julho e agosto. A Caixa Econômica Federal tem até o dia 31 de agosto para colocar os rendimentos nas contas dos trabalhadores. E fica o aviso: você não vai conseguir sacar esse valor. Ele é incorporado ao restante do seu saldo, que pode ser acessado através do saque-rescisão (em casos de demissão), do saque-aniversário, entre algumas outras situações.
O lucro é calculado a partir dos rendimentos que o fundo gerou. No ano passado, distribuíram 65% do lucro, o equivalente a R$ 15,20 bilhões. O valor do lucro que você vai receber é calculando multiplicando o saldo disponível no seu saldo e o percentual da renda definido naquele ano. Esse percentual é estabelecido pelo Conselho do FGTS e varia de ano em ano.
Quem tem direito ao lucro do FGTS
Tinha saldo no FGTS no final do ano passado? Então você vai receber o valor. Isso vale para contas e inativas. Tem saldo no FGTS:
- Trabalhadores com carteira assinada;
- Trabalhadores rurais;
- Trabalhadores temporários;
- Trabalhadores intermitentes;
- Empregados domésticos;
- Trabalhadores avulsos;
- Atletas profissionais.
FGTS
“O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho. No início de cada mês, os empregadores depositam em contas abertas na CAIXA, em nome dos empregados, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário.”
Caixa Econômica Federal