Se você vai precisar dos serviços dos Correios nos próximos dias, nós não temos uma boa notícia para você… pelo menos se você é morador do estado de Paraíba. Os trabalhadores dos Correios desse estado vão entrar em greve por tempo indeterminado, informação confirmada na manhã desta quinta-feira (17) pela direção do Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos na Paraíba (Sintect-PB).
Alguns centros de distribuição, como o do Cruzeiro, em Campina Grande, e de Mangabeira, em João Pessoa, têm cerca de 80% de adesão à greve, de acordo com o sindicato.
A greve foi deflagrada em uma assembleia feita pela categoria na noite da última terça (16). Os profissionais dos Correios da Paraíba estão reivindicando questões como a manutenção do acordo coletivo, que está em uma negociação que não avança há meses, segundo o diretor do sindicato, Tony Sérgio.
Outro ponto que gerou insatisfação entre os funcionários foram declarações de Rui Costa, ministro da Casa Civil. Segundo funcionários dos Correios, o ministro teria indicado a possibilidade de pauta a privatização da empresa se os trabalhadores decidissem entrar em greve.
Os trabalhadores segue esperando uma devolutiva do TST e um posicionamento oficial da empresa diante da paralisação.
Os Correios continuam funcionando no resto do Brasil?
Resposta rápida: sim. Em nota, os Correios explicam que suas agências seguem abertas, com entregadas realizadas em todo o território nacional e com cerca de 91% do efetivo em atividade. Além disso, a empresa pública explicou que está buscando construir um consenso com os representantes dos trabalhadores, sob mediação do Tribunal Superior do Trabalho (TST).




