As temperaturas caem e é aquela época do ano em que todo lugar se torna uma sintonia de espirros e tosses, com as gripes e resfriados se espalhando pelo ar, mas muita gente ainda não quer perder nem um dia sequer da rotina fitness. Se você gripou, ainda é recomendado ir na academia? Depende. Entenda melhor quando você está ou não liberado para o exercício.
Gripou e ainda quer ir na academia?
Como explica a Revista Galileu, a resposta é bem individual, já que ela depende da intensidade dos seus sintomas. Resfriados normalmente provocam tosse e coriza, sintomas mais leves, então, se você ainda se sentir disposto, pode realizar exercícios leves e moderados. Já gripes podem causar febre e dor pelo corpo, então é recomendado trocar a academia pelo conforto da sua cama.
Consultado pela Galileu, ortopedista e médico do esporte Thiago Viana, membro da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE) e da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), explicou que, em alguns casos, atividades leves, como uma caminhada ou uma aula de ioga podem até ajudar a aliviar os sintomas. “Movimentar-se libera neurotransmissores, como a serotonina, que aumentam a sensação de bem-estar”, explicou o médico.
Viana ainda recomendou cuidado redobrado com a hidratação, além de ficar atento a medicamentos que alteram a frequência cardíaca ou o controle de calor, como os descongestionantes, o que pode gerar mal-estar durante os exercícios.
Por fim, se você gripou e ainda assim vai na academia, lembre-se de lavar as mãos antes e depois, higienizar os aparelhos e manter o distanciamento social para evitar contaminar os seus colegas de academia.