Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Gritam, ignoram e irritam: cidade brasileira é chamada de a mais mal-educada do país

Por Alan da Silva
24/12/2025
Em Geral
0
Vista do alto do Paço Municipal de Goiânia, Goiás (Foto: Divulgação/Prefeitura de Goiânia)

Vista do alto do Paço Municipal de Goiânia, Goiás (Foto: Divulgação/Prefeitura de Goiânia)

Pesquisa realizada pela plataforma Preply em janeiro de 2023 destacou Goiânia como a cidade mais mal-educada do Brasil. O estudo envolveu cerca de 1.600 moradores de 15 capitais, incluindo Brasília, considerada a mais educada, e trouxe à tona questões sobre comportamento social nas cidades.

A metodologia incluiu entrevistas entre 2 e 7 de novembro de 2022, avaliando a frequência de 12 comportamentos considerados rudes, como falar alto em público e uso inadequado de celular.

Goiânia obteve a pontuação mais alta, 6,76, indicando percepção negativa sobre a educação de seus habitantes, seguida por Rio de Janeiro e Porto Alegre. Brasília, com pontuação de 5,74, ficou no polo oposto.

Reação dos moradores

Após o resultado, diversos internautas goianienses contestaram a pesquisa, compartilhando experiências positivas de acolhimento local. Segundo eles, a visão externa não reflete a hospitalidade característica da cidade. Relatos enfatizam boas experiências de visitantes e moradores.

A pesquisa comparou Goiânia com outras cidades, ilustrando variações regionais na percepção de educação. Natal e Curitiba apareceram como algumas das cidades com melhor pontuação em cordialidade.

Polidez

A divulgação levou a debates intensos nas redes sociais, principalmente entre os próprios moradores de Goiânia. Os resultados foram vistos como uma provocação à reflexão sobre atitudes cotidianas que influenciam a imagem de uma cidade. Questões como comportamento no trânsito, frequentemente citadas na pesquisa, geraram discussões públicas.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Alan da Silva

Alan da Silva

Jornalista e revisor.

Próximo post
Imagem ilustrativa: prostooleh/Freepik

Idosos podem ter desconto de 30% na compra de carros a partir de 2026

Confira!

Obra da Transnordestina (Foto: Marcio Ferreira/MT)

Com 80% das obras concluídas, ferrovia de R$ 14,9 bilhões vai cruzar o Nordeste quase todo

22/02/2026
relógio dia

Horário de Verão entra em vigor dia 08/03 e somente 6 estados vão ficar de fora nos EUA

22/02/2026
Marcia Fernandes

Márcia Sensitiva revela o maior ensinamento para passar aos filhos

22/02/2026
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix