Tomar um banho quente entre uma e duas horas antes de dormir pode ser a chave para uma noite de sono mais tranquila e reparadora, segundo um estudo publicado na revista científica Sleep Medicine Reviews. A prática, que parece simples, demonstrou reduzir o tempo necessário para pegar no sono e contribuir com um descanso mais profundo.
Pesquisadores da Universidade Harvard destacam que a temperatura ideal da água para obter esses benefícios varia entre 40°C e 42,5°C. O calor provoca a dilatação dos vasos sanguíneos — especialmente nas mãos e nos pés —, o que facilita a perda de calor corporal e induz o organismo a iniciar o processo de desaceleração para o sono.
Esse “resfriamento” do corpo após o banho ativa os ritmos circadianos naturais, que sinalizam ao cérebro que é hora de dormir. O resultado? Menos reviravoltas na cama e mais tempo em sono profundo.
Um hábito comum — mas pouco explorado
Apesar dos benefícios, pesquisas da SleepFoundation.org mostram que apenas cerca de 30% das pessoas adotam o banho noturno como rotina, sendo o banho matinal mais popular — especialmente entre adultos com mais de 34 anos. Muitos afirmam que a ducha matinal os ajuda a “despertar” para o dia.
Já entre os mais jovens, o banho à noite é mais frequente: quase metade dos entrevistados com menos de 34 anosrelatam que a prática os ajuda a dormir melhor.
Banho para relaxar — e para limpar também
Além de melhorar a higiene, o banho noturno também promove conforto e relaxamento. Jenny Iyo, fisioterapeuta e integrante do painel médico da SleepFoundation.org, afirma que esse hábito começou na infância. “Me sinto mais limpa e confortável para dormir”, relata. “Também faço exercícios diários, então prefiro não ir para a cama sem me lavar.”
Apesar de o banho ser comumente associado ao relaxamento, 33,4% dos entrevistados dizem se sentir mais acordados depois da ducha. Isso pode estar relacionado à temperatura da água ou ao horário do banho, que nem sempre é feito com o propósito de relaxar.
Os especialistas destacam que, para quem deseja melhorar a qualidade do sono, incorporar um banho quente à rotina noturna pode ser uma solução simples e eficaz. Além de preparar o corpo fisiologicamente para o sono, a prática também ajuda a desligar do estresse do dia e cria uma espécie de ritual de desaceleração.