O HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), o causador da Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), é um dos vírus mais conhecidos do mundo, justamente por não ter cura. As milhões de pessoas ao redor do mundo que convivem com o vírus no organismo precisam tomar uma série de cuidados para evitar que o vírus evolua, já que ele diminui radicalmente a imunidade, “abrindo a porta” para uma série de outras doenças. Mas você sabia que já existiram algumas pessoas que conseguiram se curar do HIV?
HIV desapareceu por causa de tratamento de outra doença
Apenas pela sétima vez na história, um paciente soropositivo e diagnosticado com câncer – mais especificamente leucemia mieloide aguda (LMA) – conseguiu se livrar do vírus do HIV graças a um transplante de células-tronco. Um estudo descrevendo o caso foi publicado na Nature na última segunda-feira (1º), no Dia Mundial de Combate à AIDs. Os seis casos anteriores apresentam o mesmo padrão: o vírus acaba desaparecendo como consequência de um tratamento oncológico agressivo.
Essas sete curas documentadas tinham outro ponto em comum: todos os pacientes receberam o transplante de células-tronco de doadores com uma rara mutação genética, chamada CCR5 Δ32, em ambas cópias do gene que codifica o receptor CCR5, a porta de entrada do HUV para infectar as células. Pessoas com essa mutação têm os receptores CCR5 “reduzidos ou disfuncionais”, explica a Revista Galileu, então eles não podem ser usados pelo HIV.
Porém, o sétimo caso – chamado de B2 pelos cientistas – teve uma diferença. O doador tinha apenas uma cópia da variante e outra cópia normal.
Cura do HIV ainda é muito restrita
Apesar dos resultados empolgantes, isso não significa a cura do HIV se tornou “fácil”. Transplantes de células-tronco são procedimentos caros, com possíveis efeitos colaterais graves e altos índices de mortalidade. Além disso, encontrar doadores é um processo muito complicado. Com isso, os antirretrovirais continuam sendo o tratamento mais viável para o HIV, ainda que não sejam uma cura definitiva para o vírus.




