Se eu te perguntar quem fundou o Facebook, você provavelmente vai responder, sem nem pestanejar, que foi o estadunidense Mark Zuckerberg, certo? E você não estaria errado, mas você sabia que também tem outra pessoa, um brasileiro, envolvido na criação de uma redes sociais mais populares do planeta? Estamos falando do paulista Eduardo Saverin.
Zuckerberg e Saverin foram colegas na Universidade de Harvard. O brasileiro, estudante de economia, foi o primeiro investidor do Facebook, contribuindo com o capital inicial e ficando no cargo de diretor financeiro, de acordo com a Época Negócios. Porém, em 2005, a relação dos dois já começou a azedar, com divergências sobre a administração e o rumo da empresa.
Uma reestruturação societária diluiu muito a participação de Saverin, mas ele continuou com uma participação acionária relevante na empresa, mesmo sem participação executiva. O paulista chegou a mover um processo contra Zuckerberg, mas ele foi resolvido fora dos tribunais.
O fim da parceria nos negócios também foi o fim da amizade entre os dois. Eles foram muito próximos no começo dos anos 2000, mas eles não retomaram a relação depois da disputa judicial. Os problemas entre os dois são um dos pontos de trama do filme A Rede Social (2010), em que Saverin é interpretado pelo estadunidense Andrew Garfield.
Saverin é o homem mais rico do Brasil – em grande parte por causa do Facebook
De acordo com a Forbes, o ex-amigo de Zuckerberg é o homem mais rico do país, com uma fortuna estimada em R$ 227 bilhões. Grande parte desse patrimônio é por causa da valorização contínua das ações da Meta, a empresa que passou a controlar o Facebook. Desde 2012, o paulista também é dona de uma empresa de investimentos focada em startups, a B Capital, em Singapura.




