Um jovem desperta de um coma sem ter a menor ideia de quem ele é e reconhece apenas uma pessoa: seu irmão gêmeo. Com a ajuda desse irmão, ele reconstrói sua vida a partir das informações que ele dá. Mas eis a virada: anos depois, ele descobre que tudo em que ele acreditava era uma mentira planejada para manter um passado terrível escondido.
O britânico Alex Lewis tinha 18 anos quando sofreu um acidente de moto que o deixou em coma. As chances dele sair do coma eram consideradas muito pequenas pelos médicos, mas ele acordou em 1982. Ao despertar, sem nenhuma memória de sua vida e de quem ele era, Alex só sabia uma coisa: o outro homem presente no quarto se chamava Marcus e era seu irmão gêmeo.
Alex teve que aprender tudo do zero e contou com a ajuda do irmão para isso. Foi Marcus que contou a Alex sobre sua própria vida, sua família, seu emprego e até sobre sua namorada. O que Marcus contou era que eles eram filhos do primeiro marido da mãe, John, que teria morrido em um acidente de carro pouco depois deles nascerem. Agora, a mãe deles, Jill, tinha um segundo marido, Jack, e mais dois filhos.
O segredo sombrio que Marcus escondia do irmão
Em 1990, Jack, o padrasto deles, morreu. Cinco anos depois, foi a mãe deles, Jill. Mas Alex começou a sentir que havia algo errado quando ele parecia ser a única pessoa triste pela morte da mãe. Ao olhar as coisas da mãe, eles encontraram algo estranho: uma foto dos gêmeos, ainda crianças, nus e com as cabeças cortadas da fotografia.
Alex via que seus irmãos Marcus e Oliver, faziam terapia e decidiu começar também. Pela primeira vez, ele tinha começado a desconfiar do que tinham lhe contado sobre a própria vida. Ele foi para a mesma terapeuta dos irmãos, que começou a fazer perguntas muito específicas e disse que ele precisava conversar com seus irmãos.
Alex foi atrás de Marcus e afirmou que acreditava que eles tinham sido abusados sexualmente pela mãe. Marcus confirmou. Além de abusar dos próprios filhos, Jill permitia que eles fossem levados e estuprados por homens que ela conhecia.
“Foi devastador. Não tinha lembrança alguma disso”, contou Alex em participação no podcast Que História!, da BBC News. “Acho que quando eu perdi a memória eu perdi também meus sentimentos, por todos esses anos. Mas essa revelação sobre meu passado acabou abrindo uma porteira e pela primeira vez, desde o acidente, eu entrei em um turbilhão de emoções.”
Apesar do que muitas pessoas possam ter imaginado, Alex não ficou com raiva do irmão por isso. Ele destaca que Marcus apenas estava tentando protegê-lo da infância horrível que os dois tiveram. Em 2013, os irmãos publicaram uma autobiografia chamada Tell me Who I Am (Diga Quem Sou), coescrita por Joanna Hodgkin. O livro serviu de base para um documentário homônimo da Netflix em 2019.
