Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Idade mínima pode deixar de ser requisito para se aposentar pelo INSS

Por Pedro Silvini
26/07/2025
Em Geral
0
Fila de Aposentados

(Reprodução/Marcelo Carnaval/Agência Brasil)

As atuais regras para aposentadoria pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) determinam que mulheres se aposentem aos 62 anos com 15 anos de contribuição, enquanto homens precisam ter 65 anos e 20 anos de contribuição. Essas exigências foram estabelecidas pela Reforma da Previdência (Emenda Constitucional 103), promulgada em novembro de 2019, e estão em vigor desde 2023.

No entanto, especialistas apontam que essas normas podem passar por novas mudanças nos próximos anos — e até mesmo a idade mínima pode deixar de ser obrigatória em algumas modalidades, caso o Congresso aprove uma nova reforma a partir de 2027.

Atualmente, cinco regras de transição foram criadas para trabalhadores que já estavam ativos antes da reforma. Em duas delas, não é exigida idade mínima:

  • Pedágio de 50%: permite aposentadoria apenas com o tempo de contribuição (30 anos para mulheres e 35 anos para homens), desde que o segurado cumpra um período adicional equivalente a 50% do tempo que faltava em 13 de novembro de 2019 para completar o requisito.
  • Pedágio de 100%: exige o dobro do tempo restante na data da reforma, com idade mínima reduzida — 57 anos para mulheres e 60 anos para homens.

As demais modalidades combinam tempo de contribuição e pontos (idade + contribuição), com exigências que aumentam gradualmente até 2031.

Por que as regras podem mudar novamente?

Segundo o economista Fábio Giambiagi, especialista em previdência do FGV Ibre, uma nova reforma será “desejável em 2027 e absolutamente necessária em 2031”. Ele defende que, com a elevação da expectativa de vida no Brasil — que aumentou cerca de quatro anos na última década —, a discussão sobre a idade mínima voltará à pauta, assim como a diferença entre homens e mulheres e a aposentadoria rural, hoje concedida a partir dos 55 anos.

Enquanto as mudanças não ocorrem, o trabalhador pode simular sua aposentadoria no site ou aplicativo Meu INSS.

  1. Acesse meu.inss.gov.br ou baixe o app (Android e iOS).
  2. Faça login com CPF e senha do gov.br.
  3. Clique em “Simular Aposentadoria”.
  4. O sistema mostrará quanto tempo falta e em quais regras você pode se enquadrar.

É importante verificar também o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) para garantir que todos os vínculos e contribuições estão corretos, evitando problemas na hora de pedir o benefício.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
Foto: Rushenb/Wikimedia Commons

Essa é a única cobra capaz de engolir um ser humano inteiro

Confira!

crianças celular

Lei aprovada: menores de idade serão proibidos de ter rede social?

18/09/2025
Supermercado Fruta

Supermercado gigante abre nova loja em SP e está contratando 600 funcionários

18/09/2025
Imagem ilustrativa: FIVB/Divulgação

Brasil é surpreendido e fica fora da Copa do Mundo

18/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix