Calma que essa redução não é permanente na aposentadoria. Por causa de um erro no banco de dados da Dataprev, aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que tiveram descontos indevidos na folha de pagamento podem acabar sendo ressarcidos duas vezes. Nestes casos, segundo o Extra, o governo pode reter até 30% da sua aposentadoria retida automaticamente.
30% do salário mínimo, o piso da aposentadoria, é de R$ 445. Mas o valor pode variar dependendo de quanto você recebe e do quanto você recebeu em dobro.
Aposentados que receberem o ressarcimento duas vezes serão notificados pelo INSS e podem devolver o valor em até 30 dias. Se o dinheiro não for devolvido automaticamente, o governo aplica o desconto de até 30% diretamente na folha de pagamento.
De acordo com o INSS, “mais informações sobre esse processo de devolução serão divulgadas em breve”.
Erro no sistema do INSS
A Dataprev, responsável pelo processamento de dados do Instituto, confirmou na semana passada que uma falha no sistema duplicou contestações de descontos indevidos. Lembrando que é preciso contestar algum desconto não autorizado para entrar na lista de ressarcimentos do INSS.
O governo começa a devolver o valor das vítimas da fraude do INSS a partir do dia 24 de julho. Os pagamentos serão feitos em lotes de 15 em 15 dias, mas o INSS ainda não divulgou um cronograma completo. De acordo com o Extra, apenas no dia 24, serão cerca de 1,5 milhão de vítimas ressarcidas.




