Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Imagem publicada pela NASA mostra alteração brutal em planeta do Sistema Solar

Por Pedro Silvini
03/05/2025
Em Geral
0
Planeta Saturno

Planeta Saturno (Reprodução/NASA/JPL)

Uma fotografia que mostra o planeta Saturno quase sem seus icônicos anéis vem chamando a atenção de astrônomos e curiosos ao redor do mundo. A imagem, registrada por Natan Fontes, morador do Distrito Federal, foi publicada no prestigiado projeto Astronomy Picture of the Day (APOD), da NASA, nesta terça-feira (29). O registro é uma composição feita com imagens capturadas entre 2020 e 2025 e revela como, dependendo do ângulo de observação, os anéis do planeta podem praticamente desaparecer da nossa visão.

O fenômeno é raro e acontece aproximadamente a cada 15 anos, devido à inclinação do eixo de Saturno em relação à Terra. Ao longo de sua órbita ao redor do Sol, o planeta exibe diferentes inclinações dos anéis, fazendo com que, em determinados períodos, eles fiquem totalmente visíveis e, em outros, quase invisíveis.

Anéis de Saturno desaparecendo (Foto: Reprodução/Nathan Fontes/APOD)

De Brasília para o mundo

Apaixonado por astrofotografia, Natan começou a registrar o fenômeno ainda em 2020, com o auxílio de um telescópio e uma câmera planetária. As imagens, originalmente em formato de vídeo, foram processadas ao longo de cinco anos até resultarem na composição final, concluída em abril de 2025. O material foi enviado à NASA, que destacou a foto no APOD dias depois.

“É uma conquista. Em 2020 ainda não tinha a visão completa como nesta imagem final. Ao longo dos anos, percebi o potencial dela”, contou Natan ao portal R7.

Uma chance para novas descobertas

Segundo a NASA, esses momentos em que os anéis de Saturno se alinham com a Terra — chamados de ring plane crossings — são oportunidades valiosas para a ciência. Entre 1655 e 1980, 13 das luas de Saturno foram descobertas durante eventos como esse, justamente porque os anéis deixam de “ofuscar” a visão dos astrônomos.

Com mais de 280 mil quilômetros de extensão e apenas cerca de 1 km de espessura, os anéis de Saturno são compostos quase inteiramente por partículas de gelo. Estudos recentes indicam que eles podem ser bem mais jovens do que se pensava: em vez de bilhões, teriam apenas cerca de 400 milhões de anos.

A imagem feita por Natan é mais do que um belo registro — é um retrato de um dos fenômenos mais intrigantes do Sistema Solar.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
Sistema de tráfico

Novo radar não irá mais aplicar multas e motoristas comemoram

Confira!

Imagem de Thomas Breher por Pixabay

Em quanto o dólar fechou nesta quinta-feira (06/11)?

06/11/2025
Imagem: freepik

Nova moeda do Brasil cai por terra e projeto bilionário é oficialmente encerrado

06/11/2025
nubank

Clientes Nubank terão megadesconto em produtos da Amazon

06/11/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix