Quem nunca se pegou olhando para aquele pote de iogurte que venceu um dia antes, pensando se realmente faria tão mal assim consumir comida vencida? Lembrando que o prazo de validade na embalagem não é o único alerta de que aquele alimento pode não estar mais próprio para o consumo. Você também deve ficar atento a mudanças na cor, sabor, cheiro e aspectos gerais.
Muitas vezes, não é possível detectar a olho nu, mas a comida vencida é o lar de muitos microrganismos e toxinas, que prejudicam a saúde, podendo causar mais de 250 tipos de doenças de transmissão hídrica e alimentar (DTHA), de acordo com o VivaBem – UOL.
Quando a comida passa do prazo de validade, o fabricante já não pode mais garantir que aquele alimento manteve suas qualidades nutricionais e sanitárias. O alimento também pode vencer antes da data se tiver sido produzido ou conservado de forma imprópria, como se tiver sido usada água contaminada ou se o alimento não tiver sido refrigerado de forma adequada.
Como seu corpo reage à comida vencida
Para muitas pessoas, o resultado pode ser apenas um mal-estar ou um incômodo passageiro, mas os sintomas podem durar entre cinco até 15 dias, dependendo do microrganismo presente no alimento. Na maioria dos casos, os sintomas são gastrointestinais, com os principais sendo:
- Náusea
- Vômito
- Cólicas
- Diarreia
- Falta de apetite
- Febre
Como já dissemos, na maioria dos casos os sintomas são passageiros, e o paciente precisa apenas ficar em repouso e reforçar a hidratação. Além disso, é importante dar preferência a alimentos mais leves e cozidos para facilitar a digestão. Em casos mais graves, o médico pode sugerir medicamentos para controlar os sintomas.