Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

INSS: além do salário, aposentados vão receber gratificação de Páscoa em abril

Por Pedro Silvini
10/03/2026
Em Geral
0
Benefício do INSS

(Reprodução/Aloísio Maurício/Fotoarena)

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem receber um valor extra já em abril de 2026, caso seja confirmada a antecipação do 13º salário da Previdência. O pagamento, frequentemente chamado de “gratificação de Páscoa” por ocorrer no primeiro semestre, ainda depende de um decreto do governo federal para ser oficializado.

Nos últimos anos, a estratégia de antecipar o benefício foi adotada como forma de reforçar a renda das famílias e estimular a economia, distribuindo recursos antes do calendário tradicional.

Até o momento, o governo não publicou uma portaria ou decreto com o calendário oficial do 13º salário do INSS em 2026. Mesmo assim, especialistas e entidades da área previdenciária apontam que existe forte tendência de repetição do modelo adotado recentemente.

Nos últimos anos, o cronograma seguiu o seguinte formato:

  • Primeira parcela paga em abril
  • Segunda parcela liberada em maio, junto com o pagamento mensal do benefício

Caso o calendário seja confirmado, cerca de 35 milhões de segurados serão beneficiados em todo o país.

Impacto econômico pode chegar a bilhões

A antecipação do abono previdenciário costuma movimentar uma quantia significativa na economia brasileira.

Estimativas apontam que o pagamento do 13º para aposentados e pensionistas pode injetar aproximadamente R$ 78 bilhões na economia, contribuindo para o consumo e para a circulação de renda no país.

Historicamente, o pagamento desse benefício ocorria apenas no segundo semestre, com parcelas liberadas em agosto e novembro. A mudança começou em 2020, quando o governo passou a antecipar os depósitos.

Quem tem direito ao 13º do INSS

O pagamento extra é destinado aos segurados que recebem benefícios previdenciários do INSS, como:

  • aposentadoria;
  • pensão por morte;
  • auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença);
  • auxílio-acidente;
  • auxílio-reclusão.

Por outro lado, quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) não tem direito ao 13º salário, pois esse benefício possui caráter assistencial e não previdenciário.

A decisão final sobre a antecipação em 2026 depende da publicação de um decreto presidencial, que pode ocorrer até o início de abril. Caso seja confirmada, os pagamentos deverão seguir o calendário aplicado nos anos anteriores.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista com formação em Mídias Sociais Digitais, colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
Foto: Lyon Santos/ MDS

Beneficiários do Bolsa Família recebem ótimo comunicado nesta terça-feira (10/03)

Confira!

big brother brasil

Globo muda horário e BBB 26 será exibido à tarde

10/03/2026
Imagem: katemangostar/Freepik

Horário de Verão já está valendo e todos devem adiantar o relógio em 1 hora em vários estados deste país

10/03/2026
banco do brasil

Banco do Brasil comunica clientes e vai realizar mudança drástica em todas as agências do país

10/03/2026
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix