Para quem solicitar a revisão dos valores descontados pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), após o escândalo de descontos indevidos aplicados por associações em aposentados e pensionistas do órgão, poderão ver as respostas das entidades para saber como será feito o ressarcimento. Para acompanhar seu pedido, o segurado precisa acessar o Meu INSS, no site ou no aplicativo.
De acordo com o INSS, no último levantamento feito, dia 9 de junho, cerca de 3 milhões de beneficiários pediram a devolução do dinheiro e 80 mil pessoas reconheceram o desconto. No entanto, o órgão ressaltou que, mesmo com esse reconhecimento, o INSS concedeu às associações, sindicatos e outras instituições, o prazo de 15 dias úteis para responder à solicitação de devolução do dinheiro e, por isso, as respostas estão sendo liberadas aos poucos.
Saiba mais informações sobre os ressarcimentos do INSS
Se o segurado ainda não teve resposta da solicitação ou foi informado que não tem os documentos necessários, o INSS terá que iniciar o processo de cobrança para que a entidade devolva os valores descontados. Lembrando que, não é necessário entrar em contato com o órgão e deve aguardar e continuar acompanhando o andamento do seu pedido pelo Meu INSS ou pela Central 135.
Por isso, é importante ficar atento aos golpes, pois os criminosos podem se aproveitar desse momento para pedir informações e aplicar fraudes enquanto os segurados aguardam a análise de seus ressarcimentos. Não acesse links suspeitos, que são enviados por WhatsApp, e-mail, SMS ou solicite informações pessoais por telefone.