Embora o calendário oficial não tenha sido divulgado, os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem se programar para receber a primeira parcela 13º salário, de forma adiantada. Assim como vem ocorrendo nos últimos anos, o governo está adotando a prática de antecipar esse pagamento, proporcionando um alívio financeiro significativo para os beneficiários.
A expectativa é de que os pagamentos também sejam antecipados neste ano e a projeção é que a primeira parcela seja paga entre abril e maio, enquanto a segunda parcela ocorra entre maio e junho. No entanto, o governo federal ainda não confirmou essas informações.
Como funciona a antecipação do 13° salário no INSS
O pagamento do 13º salário é dividido em duas parcelas e, nos últimos anos, foram pagas entre abril e maio. Essa primeira parcela corresponde a 50% do valor total do benefício, enquanto o restante será no próximo mês. Esse pagamento é um direito garantido para todos os aposentados e pensionistas do INSS, incluindo até mesmo os beneficiários com auxílio-doença, auxílio-acidente e auxílio-reclusão.
O valor pago é calculado de forma proporcional ao tempo em que o beneficiário recebeu o benefício no ano anterior, garantindo uma compensação justa. O calendário ainda não foi divulgado, mas é importante ficar atento quando for publicado, pois o pagamento do 13º salário do INSS varia conforme o final do Número de Inscrição Social (NIS) do beneficiário.
Vale ressaltar que, a antecipação do 13º salário não é obrigatória, ou seja, o beneficiário pode optar por receber o benefício nos meses de agosto e dezembro, como é feito tradicionalmente. Mas, nos últimos anos não está sendo dessa maneira e a expectativa que os pagamentos sejam adiantados novamente.




