O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) liberou a consulta ao novo valor dos benefícios para aposentados e pensionistas que recebem acima de um salário mínimo. Com o reajuste oficial de 3,9% para 2026, os segurados já podem verificar no sistema quanto irão receber, considerando o aumento e os descontos aplicados no pagamento.
Desde esta segunda-feira (12), o INSS iniciou o processamento da folha de pagamentos de janeiro, com os valores corrigidos de acordo com a nova Portaria publicada pelo governo federal. A atualização ocorre no sistema da Dataprev e pode ser conferida antes mesmo do depósito em conta.
O primeiro local onde o reajuste aparece é no Histórico de Créditos (HisCre), disponível no portal e no aplicativo Meu INSS. É nesse extrato que o aposentado consegue visualizar o valor bruto reajustado e o impacto no valor líquido, após descontos como Imposto de Renda e empréstimos consignados.
Veja como consultar o novo salário
Para conferir o valor atualizado do benefício, o segurado deve seguir o passo a passo:
- Acessar o site ou aplicativo Meu INSS;
- Fazer login com a conta Gov.br;
- Selecionar o serviço “Extrato de Pagamento”;
- Escolher a competência 01/2026;
- Clicar na seta para detalhar as informações e conferir o novo valor reajustado em 3,9% — ou proporcional, para quem se aposentou ao longo de 2025.
Novo teto do INSS e benefícios atualizados
Com o reajuste, o teto máximo dos benefícios pagos pelo INSS passou a ser de R$ 8.475,55. O novo valor também serve de referência para outros auxílios e pensões especiais previstas em lei, como as destinadas às vítimas da síndrome da talidomida e às pessoas afetadas pela hanseníase.
Atualmente, cerca de 12,2 milhões de benefícios pagos pelo INSS têm valor superior ao salário mínimo. De acordo com o calendário oficial, esses segurados começam a receber os valores corrigidos a partir de 2 de fevereiro.




