Uma das novidades deste ano foi a implementação do cartão Meu INSS Vale+, no qual o governo federal simplificou o acesso dos aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios de longa duração do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a terem acesso à antecipação salarial de R$ 150, prevista no programa. Agora, o beneficiário poderá ter um cartão físico ou outro meio disponível com a utilização de biometria sem necessidade de desbloqueio prévio do benefício.
O objetivo é antecipar parte do salário, em forma de crédito, para quem está precisando antes dos pagamentos oficiais. Para isso, o limite é vinculado ao benefício, com desconto direto na folha de pagamento do beneficiário. Com praticidade, o cartão complementa o clube de vantagens Meu INSS+, que oferece descontos e benefícios em diversos estabelecimentos.
Mais detalhes do Meu INSS Vale+ e como funciona
O cartão pode ser usado para sacar dinheiro ou fazer compras em estabelecimentos credenciados, mas não é possível realizar saques com ele. Além disso, também não é permitido pagar apostas, como em loterias, em jogos de azar.
Para solicitar o cartão, pode ser feito através dos aplicativos e sites dos bancos autorizados, pois a instituição financeira será responsável por emitir o pedido. Para isso, acesse o site ou aplicativo do banco de sua preferência e procure pela opção de solicitação do cartão Meu INSS Vale+. Preencha o formulário com seus dados pessoais e siga as instruções fornecidas.
Se quiser fazer isso pessoalmente, é necessário ir em uma agência bancária de um dos bancos credenciados, com seus documentos pessoais (RG, CPF, comprovante de residência) e solicitar o cartão Meu INSS Vale+ a um atendente.