Desde que a Polícia Federal desmantelou um esquema de fraude do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), tudo o que os aposentados querem saber é: quando eles vão conseguir seu dinheiro de volta? Primeiro, você precisa consultar se teve algum desconto indevido na sua aposentadoria e, se for esse o caso, solicitar o reembolso. Existem duas rotas para fazer essa consultar e solicitar a devolução:
Meu INSS
- Acesso o site ou aplicativo do Meu INSS;
- Faça o longin com seus dados do Gov.br;
- “Consultar Descontos de Entidades Associativas”;
- Se você ver algum desconto de uma entidade que você não reconhece, é só clicar em “Não autorizei o desconto”.
Depois disso, as entidades têm até 15 dias úteis para comprovar se o desconto foi autorizado. Caso contrário, elas precisam devolver o dinheiro descontado ao INSS (e aí o INSS devolve para você).
Central de Atendimento 135
Quem tiver dificuldade com aparelhos eletrônicos ou estiver sem acesso à internet, pode utilizar a central telefônica, que funciona de segunda à sábado, das 7h às 22h. Você precisa informar o seu CPF para conseguir acessar o serviço.
INSS começa a devolver dinheiro desviado em julho
De acordo com O Globo, os valores desviados começam a voltar para o bolso dos aposentados na folha de pagamento de julho. “Segundo o presidente da autarquia, Gilberto Waller, os primeiros pagamentos serão destinados a quem já contestou os débitos e cujos valores foram devolvidos pelas associações diretamente ao INSS”, afirmou o texto.
“O que eu posso garantir? Vai ser muito mais rápido do que vocês imaginam. A ideia, a determinação, o que todo mundo está trabalhando é que em 2026 a gente não converse mais sobre desconto associativo”, prometeu Waller.