Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

INSS reconhece nome de pessoas trans e travestis em seu cadastro

Por Carolina Carvalho
15/05/2025
Em Geral
0
bandeira trans

Criador: Ted Eytan

O reconhecimento do nome social é uma das grandes reivindicações da população trans, que luta para ter o direito de ser chamada pelo nome que escolheu no processo de reafirmação de gênero. Considerando isso, o INSS – Instituto Nacional do Seguro Social – passou a reconhecer o nome social dessas pessoas em seus cadastros.

Se você se tornou segurado do INSS antes de alterar o seu prenome e gênero no seu registro civil, você pode atualizar o seu cadastro por meio do Meu INSS ou da Central 135, através do serviço “Atualizar Cadastro e/ou Benefício”. Para conseguir a autorização, você precisa apresentar os documentos civis retificados, como o CPF, RG e Certidão de Nascimento.

À Agência Gov, Caio Antônio Pichinine, um homem trans de 24 anos, destacou a importância do INSS reconhecer o nome social. “A inclusão do nome social no cadastro do INSS e em outros documentos vai muito além de uma questão burocrática”, declarou. “Ela representa pertencimento, reconhecimento da nossa identidade e, acima de tudo, respeito por quem somos e como queremos ser vistos pela sociedade. Não se trata de ‘apenas’ um nome: é sobre dignidade, é sobre nossas vidas.”

Hoje (15) é o Dia do Orgulho Trans no Brasil

Nesta quinta-feira, dia 15 de maio, celebramos no Brasil o Dia do Orgulho de ser Travesti e Transexual. A escolha data é uma homenagem ao aniversário do que hoje chamamos de Movimento organizado de Travestis e Transexuais, criado em 1992 na cidade do Rio de Janeiro.

“O 15 de Maio marca uma data histórica para o segmento no Brasil, desconhecida pela maioria, pois pela primeira vez essa população estava se organizando de forma política, o que causou visibilidade e repercussão na mídia, que publicizavam a ação, dada a sua importância ao articular essas pessoas em associações, para aumentar as forças coletivas e lutar pela existência das pessoas Travestis e Transexuais.”

Antra – Associação Nacional de Travestis e Transexuais

SAÚDE

Saiba quem pode tomar a vacina contra a gripe pelo SUS

A vacina contra a gripe já está disponível para todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade nas Unidades Básicas de …
Leia mais
X

Saiba quem pode tomar a vacina contra a gripe pelo SUS

Leia mais
Carolina Carvalho

Carolina Carvalho

Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Próximo post

Nova lei vai proibir atendimento do SUS para esses bebês

Confira!

apple intelligence

Usuários de iPhone agora poderão conversar com estrangeiros sem precisar saber uma palavra em outra língua

16/09/2025
pessoa falando no telefone irritada

Essa é a maneira certa de reagir ao receber ligação de um número desconhecido

16/09/2025
Oscar

Luto: ator e vencedor do Oscar falece nas montanhas e comove o mundo

16/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix