Com a chegada de 2026, milhões de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já fazem as contas para saber quanto irão receber no 13º salário. Embora o Governo Federal ainda não tenha confirmado oficialmente o calendário de pagamento, a expectativa é de que o benefício volte a ser antecipado, como ocorreu nos últimos anos.
Até o momento, o pagamento do 13º salário do INSS em 2026 não foi formalizado. A definição depende da publicação de um decreto presidencial, que indicará se o abono será pago no segundo semestre — modelo tradicional — ou se haverá antecipação para os primeiros meses do ano.
Sem antecipação, o pagamento ocorre em duas parcelas:
- 1ª parcela: entre agosto e setembro
- 2ª parcela: entre novembro e dezembro
Desde 2020, porém, o governo tem optado por antecipar o benefício como forma de estimular a economia e auxiliar no orçamento dos segurados. Caso a estratégia seja mantida, o pagamento em 2026 pode ocorrer entre maio e julho.
Quanto cada aposentado vai receber
O valor do 13º salário do INSS corresponde ao benefício mensal recebido pelo segurado. Quem recebe durante todo o ano tem direito ao valor integral, dividido em duas parcelas de 50%. Já quem começou a receber o benefício ao longo do ano recebe o valor proporcional aos meses pagos.
Na prática:
- Quem recebe um salário mínimo: terá direito a um 13º no mesmo valor do piso nacional vigente em 2026.
- Quem recebe acima do mínimo: o valor do 13º será igual ao benefício mensal, respeitando o teto do INSS.
A primeira parcela corresponde a 50% do valor e não sofre descontos. Já a segunda parcela pode ter dedução de Imposto de Renda, conforme a faixa de renda do beneficiário.
Quem tem direito ao 13º do INSS
O abono anual é pago apenas a benefícios previdenciários, ou seja, aqueles que exigem contribuição ao INSS. Têm direito ao 13º salário:
- Aposentados de todas as modalidades
- Pensionistas por morte
- Beneficiários de auxílio-doença (incapacidade temporária)
- Beneficiários de auxílio-acidente
- Beneficiários de auxílio-reclusão
Já os beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) não recebem 13º salário, pois o benefício tem caráter assistencial e não previdenciário.




