Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

iPhone vai receber atualização polêmica que deve irritar muitos usuários

Por Pedro Silvini
18/12/2025
Em Geral
0
Iphone

(Reprodução/Apple)

A Apple confirmou que vai ampliar a exibição de anúncios na App Store a partir de 2026, em uma mudança que promete gerar desconforto entre usuários de iPhone e iPad. Além dos anúncios já exibidos no topo das buscas, a loja de aplicativos passará a mostrar propagandas adicionais ao longo dos resultados, reforçando a estratégia da empresa de aumentar receitas com publicidade.

Atualmente, a App Store exibe apenas um anúncio patrocinado no topo dos resultados de pesquisa. Na prática, isso significa que ao buscar por um aplicativo específico, como “Facebook”, o usuário pode se deparar com um anúncio de um concorrente, como o TikTok, caso ele tenha vencido o leilão por aquela palavra-chave.

Com a atualização anunciada pela empresa, esse modelo será expandido. Segundo comunicado da Apple aos anunciantes, haverá “anúncios adicionais em consultas de busca”, que aparecerão não apenas no topo, mas também mais abaixo na lista de resultados.

“Search é a forma como a maioria das pessoas encontra e baixa apps na App Store, com quase 65% dos downloads acontecendo diretamente após uma busca”, afirmou a Apple no comunicado oficial. De acordo com a empresa, a mudança busca “criar mais oportunidades” para desenvolvedores impulsionarem downloads.

Apple promete limitar influência do dinheiro

Apesar do aumento no número de anúncios, a Apple afirma que os anunciantes não poderão escolher nem pagar para garantir posições específicas dentro dos resultados.
“Se o aplicativo não for relevante para o que o usuário está buscando, ele não será exibido — independentemente do quanto o anunciante esteja disposto a pagar”, informou a companhia.

Segundo a Apple, os anúncios continuarão sendo definidos por critérios como relevância e valor do lance, e podem variar de posição até dentro da mesma campanha. O formato dos anúncios também será o mesmo em qualquer local da busca, utilizando a página padrão do app ou versões personalizadas, com cobrança mantida por custo por clique ou por instalação.

Impacto para usuários e desenvolvedores

A empresa destaca que mais de 800 milhões de pessoas visitam a App Store semanalmente e que 85% dos usuários baixam ao menos um aplicativo em cada visita. Hoje, anúncios no topo das buscas têm taxa de conversão próxima de 60%, o que explica o interesse da Apple em ampliar esses espaços.

Para os usuários, no entanto, a mudança deve tornar a experiência de busca mais carregada de conteúdo patrocinado — algo que historicamente gera críticas, especialmente por partir de uma empresa conhecida por defender a experiência premium e sem anúncios intrusivos.

Os novos formatos de publicidade começarão a ser disponibilizados aos anunciantes em 2026 e serão compatíveis com dispositivos que rodem iOS e iPadOS 26.2 ou superiores.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Confira!

Iphone

iPhone vai receber atualização polêmica que deve irritar muitos usuários

18/12/2025
elon musk

Fim do WhatsApp: Elon Musk decide acabar com o aplicativo no mundo todo

18/12/2025
agro

Agro livre de impostos: brasileiros comemoram possível lei que deve mudar todo o setor

18/12/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix