Se você tem um carro (ou qualquer outro veículo) próprio, você já sabe que janeiro é hora de pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de novo. Mas já ouviu aquele ditado de “quando a esmola é demais, o santo desconfia”? Se você ver algum site oferecendo a possibilidade de pagar esse imposto com um desconto considerável… cuidado: provavelmente é golpe.
Cuidado com o golpe do IPVA
De acordo com a Itatiaia, golpistas na internet estão criando sites falsos oferecendo descontos no IPVA de cinco estados – Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Na última quinta (15), a Kaspersky, empresa especializada em segurança digital, divulgou um estudo identificando pelo menos 13 sites do tipo.
Mas esses golpes não se limitam apenas a um site que existe por aí na web. O levantamento da Kaspersky revela que eles também costumam procurar o motorista por meio de outros canais, como e-mail, SMS e campanhas nas redes sociais. Alguns até compram patrocínio em plataformas de busca, colocando os links fraudulentos bem no topo da página entre os “melhores resultados”.
Os sites falsos imitam visualmente portais oficiais de órgãos do governo. Através do site, quando a vítima coloca os dados do veículo, eles fornecem um QR Code para pagamento via Pix, dificultando o rastreamento.
Uma dica para evitar cair em golpes do tipo é ficar atento a pequenas alterações no site, como letras duplicadas e pontos extras. No endereço do site, confira se o nome do órgão aparece logo no início e se ele termina com o domínio “gov.br”.




