O papel alumínio é um item muito comum na cozinha dos brasileiros e você provavelmente já usou ele para embrulhar algum alimento – talvez aqueles docinhos e o pedaço de bolo que você leva para casa depois da festinha de aniversário de um parente. Mas você sabia que nem todo alimento pode ser embrulhado com esse material? Continue lendo que nós já vamos te contar quais são eles.
Quais alimentos você não deveria embrulhar com papel alumínio
De acordo com a Agência Catalã de Segurança Alimentar (ACSA) e outras entidades, alguns alimentos não podem ser armazenados nesse tipo de material. Confira quais:
- Alimentos ácidos: o contato do papel com alimentos como frutas cítricas, tomate e vinagrete pode fazer com que alumínio seja transferido para o alimento;
- Alimentos salgados ou picantes: sal e temperos picantes também pode fazer o metal migrar para os alimentos, o que pode ser visto com a descoloração do papel;
- Alimentos gordurosos: segundo o site Minha Vida, esses alimentos também podem absorver mais alumínio.
Segundo a Fundação Basca para a Segurança Alimentar (ELIKA), também é recomendado usar o material para guardar alimentos e recipientes em altas temperaturas. “Como o alumínio é solúvel em pH ácido em altas temperaturas, é recomendável não usar recipientes ou materiais de alumínio (panelas, bandejas, caçarolas, papel-alumínio) para aquecer, cozinhar ou armazenar alimentos quentes com alta acidez, como frutas e vegetais”, explica a ELIKA.
Vale destacar que é comum nós ingerirmos uma quantidade pequena de alumínio, através não apenas de alimentos, mas de utensílios e embalagens, mas, em excesso, o metal pode causar intoxicação, entre outros problemas de saúde.