O atacante Memphis Depay, do Corinthians, passou por uma situação inusitada e preocupante no último fim de semana. O jogador teve o passaporte roubado no Brasil, o que o impediu de embarcar para a Holanda e se apresentar à seleção nacional, que se prepara para dois compromissos válidos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
O embarque de Depay estava programado para a noite de domingo (5), mas o atleta foi barrado no aeroporto por estar sem o documento. A informação foi confirmada pela Federação Holandesa de Futebol (KNVB) e pelo técnico Ronald Koeman.
“Ele não conseguiu encontrar o passaporte no Brasil. Foi ao aeroporto sem um, mas não pôde embarcar. Não há exceções, nem mesmo se você for o Memphis”, explicou Koeman em entrevista coletiva.

Em comunicado oficial, a federação confirmou que o camisa 10 do Corinthians se apresentará com atraso à seleção.
“Memphis Depay se juntará à concentração da seleção holandesa posteriormente. O jogador anunciou que seu passaporte foi roubado, o que o impediu de embarcar em seu voo programado do Brasil. Ele está fazendo todo o possível para viajar para a Holanda o mais rápido possível”, informou a KNVB.
Depay regularizou a situação nesta terça-feira (8) e já se apresentou ao elenco da Holanda, que enfrenta Malta nesta quinta-feira (10) e a Finlândia no domingo (13).
Lesão e retorno ao Corinthians
Antes do episódio, o atacante havia retornado aos gramados após três semanas afastado por um edema no músculo posterior da coxa direita. No sábado (4), ele entrou no segundo tempo da vitória do Corinthians por 3 a 0 sobre o Mirassol, pelo Campeonato Brasileiro.
Depay, de 31 anos, é o maior artilheiro da história da seleção holandesa, com 52 gols, superando o ex-atacante Robin van Persie.
Holanda líder e plano alterado
Koeman, no entanto, adiantou que a atraso afetará o planejamento tático da equipe.
“O plano que eu tinha com Memphis vai mudar. Ele não começará jogando. Todos têm direito a se atrasar às vezes, mas não quando há uma partida pela frente”, afirmou o treinador.
A Holanda lidera o Grupo G das Eliminatórias Europeias com 10 pontos em quatro jogos, empatada com a Polônia, mas com um jogo a menos.
Passaporte roubado gera alerta de segurança
O Corinthians não se manifestou oficialmente sobre o roubo, mas fontes próximas ao jogador informaram que o caso está sendo tratado como um assalto, e não apenas extravio de documento. O episódio traz o debate sobre a segurança de atletas estrangeiros no Brasil, especialmente em grandes centros urbanos.
Apesar do susto, Memphis Depay conseguiu resolver a situação rapidamente e deve estar à disposição de Koeman ainda nesta semana.