O fim da escala de trabalho 6×1 foi um dos temas mais discutidos do ano passado e segue sendo muito debatido este ano. Os trabalhadores ainda estão esperando para ver como o projeto vai tramitar no Congresso, mas a Câmara dos Deputados recentemente aprovou um novo modelo de jornada para uso interno.
Como você provavelmente já ouviu falar. Atualmente, a legislação trabalhista permite jornadas de até 44 horas semanais. Com isso, vários setores adotam a escala 6×1, com o funcionário trabalhando seis dias e descansando apenas um.
De acordo com o Portal 6, os deputados aprovaram recentemente a jornada no modelo 3×1 para os servidores da casa. Como você já pode imaginar, isso significa que eles trabalham por três dias e descansam um. Porém, a decisão gerou críticas por parte da população, que questiona a demora da Câmara para aprovar o fim da escala 6×1 enquanto os servidores já podem trabalhar no modelo 3×1.
A Câmara argumenta que a mudança busca mais eficiência administrativa para a Casa.
E o fim da escala 6×1?
Segue tramitando no Congresso uma Proposta de Emenda à Constituição para acabar com a escala 6×1 em todo o país, estabelecendo limite de 36 horas de trabalho semanais e dois dias consecutivos de descanso, sem perda salarial. O texto segue em análise nas comissões da Câmara dos Deputados. Lembrando que, mesmo se ele for aprovado na Câmara, ainda passaria por votações no Senado e então por veto presidencial.
Outro projeto, esse tramitando no Senado, propõe a redução progressiva da jornada de 44 para 40 horas semanais, uma escala de trabalho 5×1. O texto aguarda votação.




