Foi-se o tempo em que comprar e vender roupas usadas era visto como algo pejorativo. Com o sucesso de roupas vintage e a valorização crescente da sustentabilidade, o setor da moda circular tem crescido cada vez mais. E a brasileira Michelle Svicero sabe muito bem disso.
O começo de tudo
Aos 17 anos, com o investimento inicial de 400 reais, Michelle começou a vender peças que ela garimpava em brechós em Bauru, no interior de São Paulo. “Eu comecei vendendo online, antes mesmo do Enjoei existir”, contou Michelle em entrevista para a exame. “Criava sites simples e postava as peças. As pessoas queriam comprar, mas não tinham coragem de ir ao brechó ou não encontravam o que eu mostrava.”
Ela começou a fazer sucesso na internet e com isso veio o convite de uma lojista para montar um bazar dentro da sua loja. Em apenas um dia, ela vendeu o dobro do que faturava em um mês. Ali, Michelle percebeu a importância do ambiente físico para conhecer as clientes e melhorar a experiência de compra.
Nos fundos da loja onde fez o bazar, ela montou sua primeira loja fixa de fato. “Nunca tive dinheiro de banco ou investidor. O lucro de um mês ia para um ar-condicionado, para um cabide novo, para melhorar a iluminação”, relembrou a empresária para a exame.
15 anos depois
Atualmente, Michelle é dona da Release e está estruturando a expansão da marca por franquias em parceria com a 300 Franchising, um dos principais grupos de franquia do país. “A 300 seleciona poucos negócios para escalar. No dia da minha apresentação, éramos 12 empreendedores e só dois foram escolhidos. Tinham marcas com 40 unidades e que ficaram de fora”, contou a empresária.