Está doido para viajar, mas o dinheiro está apertado? Você sabia que jovens de 15 a 29 anos podem conseguir passagens de graça – ou então descontos – em viagens de ônibus ou trem pelo Brasil? Entenda melhor como funciona o ID Jovem e como você pode usar o documento para economizar bastante na sua próxima viagem interestadual – além de garantir descontos em eventos culturais e esportivos.
Criado em 2015 pelo governo federal, o ID Jovem faz parte das políticas públicas previstas no Estatuto da Juventude e é voltado para jovens de baixa renda (ou seja, a idade não é o único critério para conseguir os benefícios do programa).
Com o programa, empresas de transporte precisam reservar no mínimo dois assentos gratuitos para jovens cadastrados no ID Jovem. Quem tiver o documento mas não conseguir uma vaga gratuita, ainda tem direito a um desconto mínimo de 50% no valor da passagem. Vale destacar que é preciso o jovem comprar a passagem com uma antecedência mínima de três horas antes do embarque para conseguir o benefício – seja ele a gratuidade ou o desconto.
Quais jovens têm direito ao ID Jovem?
Além de ter entre 15 e 29 anos, os candidatos precisam:
- Ter uma renda mensal familiar de no máximo dois salários mínimos (R$ 3.242 em 2026);
- Ter família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal CadÚnico, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses.
Se você se encaixa nos critérios, pode emitir a sua ID Jovem gratuitamente e sem nem sair de casa, através do site oficial ou do aplicativo do ID Jovem. Lembrando que você precisa entrar com os dados da sua conta gov.br.




