O governo Trump, atual presidente dos Estados Unidos, estava com o plano de financiar apenas parcialmente o programa de auxílio alimentação para mais de 42 milhões de estadunidenses. Porém, um juiz dos Estados Unidos determinou que o governo cubra integralmente os custos do programa.
Juiz determinou que governo tem pagar todos os produtos de auxílio alimentação
A ordem veio do juiz distrital John McConnell e foi emitida na última quinta-feira (6), estabelecendo que o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos envie entre US$ 8,5 bilhões e US$ 9 bilhões para o Programa de Assistência Nutricional Suplementar (SNAP) usando fundos de reserva alternativos.
Atualmente, o Congresso norte-americano passa por um impasse orçamentário, justamente o motivo pelo qual o governo pretendia pagar apenas parte dos recursos do SNAP. Segundo o InfoMoney, a gestão Trump tinha se comprometido a pagar 65% dos benefícios do mês depois de perder uma decisão na Justiça, afirmando que o processo de recalculo poderia causar atrasos.
O juiz John McConnell determinou que a administração federal tem que disponibilizar todos os fundos do SNAP até esta sexta-feira (7), afirmando que o “dano irreparável” continua a cada minuto. “As evidências mostram que as pessoas passarão fome”, declarou o juiz, de acordo com o InfoMoney.
O advogado do Departamento de Justiça tentou argumentar que a administração federal fez todo o possível para cumprir a ordem no início da semana, mas o juiz não aceitou, afirmando que sua ordem original dizia que o governo poderia até pagar apenas parte dos recursos do programa, mas apenas se pudesse garantir que o dinheiro chegaria aos beneficiários nesta semana.




