Na capital da Bahia, a Câmara Municipal de Salvador aprovou recentemente um projeto que promete facilitar a vida dos motoristas da cidade na hora de estacionar na cidade baiana. O projeto de indicação estabelece um prazo maior, de até 72 horas (três dias), para que condutores possam regularizar o pagamento das tarifas do estacionamentos rotativos, conhecidos como Zona Azul.
Vale lembrar que o texto ainda não está valendo. O projeto pode ser sancionado ou vetado pelo prefeito da capital baiana, Bruno Reis (União Brasil).
O projeto foi escrito pelo vereador João Cláudio Bacelar (Podemos) e a ideia é ajudar motoristas que tenham esquecido de pagar ou que tenham alguma dificuldade na hora de acessar o aplicativo. “Nosso objetivo é oferecer bom senso e equilíbrio. Muitas vezes, o motorista não paga a tarifa não por má-fé, mas por esquecimento ou falta de acesso imediato ao aplicativo. Com essa medida, damos oportunidade de regularização e evitamos penalizar injustamente o cidadão”, declarou Bacelar, de acordo com o site da câmara.
Atualmente, se o motorista não paga o estacionamento de forma imediata, ele pode ser autuado e penalizado.
Zona Azul
De acordo com o site local Alô Alô Bahia, a Zona Azul fica aberta todo dia até meia-noite ou seis dias da semana, de segunda à sábado, das 7h às 19h, dependendo da área. As taxas variam entre R$ 3 e R$ 9, com os valores mudando especialmente em dias de evento. “A gestão é feita pela Transalvador e as regras podem ser consultadas nas sinalizações locais ou canais oficiais da Prefeitura”, explica o Alô Alô Bahia.