Mais de 30 anos depois de sua morte, River Phoenix continua sendo lembrado como um dos maiores atores de sua geração. Um dos nomes que elogiou o ator de “Conta Comigo” (1986) foi Leonardo DiCaprio (“Titanic”).
Em 2019, em uma entrevista para a revista Esquire, DiCaprio contou que cresceu reverenciando River Phoenix como “o melhor ator da sua geração” e que tudo que ele queria era uma oportunidade de apertar a mão do ator.
Phoenix, irmão mais velho do também ator Joaquin Phoenix (“Coringa”), começou sua carreira um ícone adolescente. Em sua juventude, um dos seus papéis mais marcantes foi no clássico “Conta Comigo” (1986). Quando tinha 18 anos, ele foi indicado a um Oscar e a um Globo de Ouro como coadjuvante pelo seu papel em “O Peso de um Passado” (1988). Em 1991, ele estrelou “Garotos de Programa”, que lhe rendeu mais prêmios como ator, como o Independent Spirit Awards.
Infelizmente, a trajetória promissora de River Phoenix foi interrompida por uma tragédia. Em 1993, com apenas 23 anos de idade, o ator faleceu de insuficiência cardíaca causada pelo uso de drogas.

Leonardo DiCaprio viu River Phoenix no seu último dia
Na entrevista para a Esquire que mencionamos, DiCaprio contou que, na noite da morte do ator, ele viu River subindo as escadas em uma festa em Silver Lake. River estava a caminho da boate Viper Room, na frente de onde ele desmaiaria algumas horas mais tarde.
“Sempre quis conhecê-lo, sempre quis ter um encontro com ele, e de repente ele veio em minha direção e eu fiquei paralisado”, relembrou DiCaprio. Algumas pessoas acabaram passando na frente e ele perdeu o ator de vista, no que ele descreveu como uma “coisa existencial”. “Ele desapareceu bem na frente dos meus olhos, e a tragédia que eu senti depois de ter perdido essa grande influência para mim e todos os meus amigos.”