Existem vários fatores essenciais para envelhecer com saúde e a alimentação obviamente é um deles. Em entrevista ao portal Terra, a especialista em nutrição do Senac São Paulo, Gabriela Takeda, deu algumas de alimentos para ajudar idosos a aumentarem a imunidade e a terem mais qualidade de vida como um todo.
Segundo a especialista, idosos têm mais chances de desenvolver deficiência de minerais e vitaminas, por terem o apetite reduzido ou dificuldades de mastigar ou engolir.
Alimentos para idosos adotarem no cardápio do dia a dia
Um exemplo são os alimentos ricos em vitamina C, como laranja, morango e acerola, ótimos para quem precisa aumentar a imunidade. Outra opção para manter o sistema imunológico nos trinques são alimentos probióticos, como kefir e iogurte natural, que ainda são ricos em fibras, ajudando na saúde intestinal e evitando problemas como constipação.
Os alimentos ricos em fibras também são importantes para reduzir o risco de problemas cardíacos, acidentes vasculares e questões como hipertensão e diabetes. Outra forma de melhor a saúde cardiovascular são os alimentos ricos em gorduras saudáveis.
E claro que manter a saúde do corpo é tão importante quanto manter a saúde da mente. O ômega 3, entre outras vitaminas e nutrientes, ajudam a melhorar a memória e manter o cérebro funcionando bem. Exemplos de alimentos do tipo são frutas, legumes, peixes, cereais integrais e oleaginosas.
Outra dica que pode parecer óbvia, mas vale ressaltar, é lembrar de consumir bastante água, entre seis e oito copos por dia. Muitas vezes, idosos também acabam consumindo menos água do que o necessário.